terça-feira, 20 de dezembro de 2011



DEUS ESTÁ ABALANDO SUA IGREJA!

       As décadas de 70 e 80 foram marcadas pelo uso da televisão para divulgação do evangelho, sobretudo, nos EUA pelos chamados "televangelistas" que surgiram para pastorear a igreja eletrônica do Séc. XX, tendo como seus principais ícones: Pat Robertson com sua rede de televisão CBN, Jim Bakker com sua rede de televisão PTL, Rex Humbard, Oral Roberts, Jimmy Sweggart, Robert Shuller, Kenneth Copeland, James Robison e muitos outros.
       Alguns alcançaram projeção mundial com a transmissão de seus programas por vários países da América Latina, África e Ásia. Alguns propagaram fortemente um evangelho de prosperidade e sucesso, como Robert Shuller com seu programa “Hora de Poder”; outros pregaram uma mensagem carismática enfatizando cura e libertação. Jimmy Sweggart, em particular ficou conhecido por combater ferozmente o comunismo, o mundanismo e muitas outras coisas. De todos eles, os que mais alcançaram popularidade no Brasil foram Rex Humbard, Pat Robertson e Jimmy Sweggart.
       Mas o que mais marcou a era dos evangelistas foi a queda de alguns deles envolvendo sexo e dinheiro no final da década de 80. Nos jornais e revistas do mundo inteiro apareceram manchetes como estas: “Guerra Santa: Dinheiro, Sexo e Poder”, “Deus e o Dinheiro: Escândalo Sexual, Luxúria e Ganância por poder Explodem o Mundo da Pregação na TV”.
(Texto extraído do livro de John Walker, “A Igreja do Século XX”, A História que não foi Contada, Editora Atos).


       Será que existe alguma diferença no cenário evangelical norte americano das décadas de 70 e 80 em relação ao cenário evangelical brasileiro contemporâneo?
       Se caminhamos pelos trilhos da sensatez, logo perceberemos que a igreja evangélica brasileira vai na mesma direção da Igreja americana da década de 80. Uma das evidências está nos escândalos causados por grande parte dos televangelistas brasileiros, envolvendo "dinheiro, sexo e poder". Tudo está diante de nossos olhos. Considerando essas verdades, urge a necessidade de fazermos a seguinte indagação: " Qual deve ser a postura da comunidade cristã de modo geral frente a essas questões?"  Devemos nos calar sob a justificativa, que não devemos tocar nos "ungidos" de Deus?, Ou, devemos num tom de puritanismo religioso dizer: "apenas oremos!" 
       Recebemos muitas coisas boas advindas dos EUA. Louvamos a Deus pelos missionários íntegros que contribuíram na evangelização de nossa nação. Entretanto, temos permitido que teologias anti-bíblicas exerçam grande influência em nossas práticas teológicas. A despeito destas coisas, posso afirmar que estamos reproduzindo os mesmos princípios que trouxeram dor e ruína para a igreja norte americana na década de 80. Pessoas frustradas, feridas e decepcionadas com a graça, estão clamando por socorro todos os dias.
       Concomitantemente em que me alegro ver televangelistas, evangelistas e comunidades cristãs, dando forte ênfase na conquista de vidas para Cristo, entristeço - me,  pelo fato de que diversas delas, estão decepcionadas e fora da igreja por haver contradição em relação ao "discurso e prática bíblica". O abuso de autoridade tem sido um dos principais vilões no seio da igreja. O espírito triunfalista, a messianidade e a ostentação por luxo, poder e riquezas têm dominado lideranças das mais diversas. Alianças e associações cristãs formam conchavos políticos e usam o rebanho de Jesus para alcançar objetivos antagônicos à sua vontade. Ainda que venhamos nos calar, "Deus não se cala!" Enquanto muitos de nós nos acovardamos e tememos o homem, "Deus já está abalando sua igreja!"
       Muitas das vezes Deus age por meio do "pneuma" que é o conceito do novo testamento para um espírito manso e encorajador. Todavia, Ele é também "ruach", que é a palavra do velho testamento para "bramido, um vento destruidor". É bem provável que a igreja brasileira, esteja prestes a experimentar esta ação poderosa de Deus. É questão de tempo para o Ruach de Deus trazer a tona todas às obras das trevas em nosso cenário evangelical brasileiro. Os ministros do evangelho ditadores, gananciosos, fraudulentos e mentirosos, serão expostos pela mídia nacional como nunca houve antes em nossa nação. "Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz a igreja."



Marco Mardine - Bacharel em Teologia (Fathel/Unifil), Bacharel em Filosofia (Faculdade Sinal), Licenciado em Filosofia (ISCH) e Pós-Graduado em Ciências da Religião (Faculdade Sinal).