segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A ele ouvi


                             
Texto: Lucas 9:28-35
Romanos 10:17 relata que a fé vem pelo ouvir a palavra de Deus. Do ponto de vista bíblico, para que vivamos à vida de Deus, não podemos desprezá-la, pois sem fé é impossível agradar a Deus. Em nosso contexto de mundo, existem "vozes" que tentam nos guiar na contra-mão de Deus. Podemos enumerar algumas delas: "As vozes do mundo secularizado e suas ideologias", do "nosso eu duro e soberbo que procura satisfação própria", do "intelectualismo filosófico e científico", da "política partidária", da "religião institucionalizada", da "democracia" (Leia-se, do povo) e do "diabo". Consideremos o que o texto em questão tem a nos dizer!
Jesus havia subido ao monte com o propósito de orar, levando consigo três de seus discípulos: Pedro, Tiago e João. Enquanto Ele orava, a aparência de seu rosto se transfigurou e suas vestes se resplandeceram de brancura. Eis que dois homens falavam com ele: Moisés e Elias, os quais apareceram em glória e falavam de sua partida, que ele estava para cumprir em Jerusalém. Na ocasião Pedro e João viram a sua glória e os dois homens que com ele estavam. Ao se retirarem estes de Jesus, Pedro lhes disse: Mestre, bom é estarmos aqui; então, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés, e outra de Elias, não sabendo, porém, o que dizia. Enquanto assim falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. E dela veio uma voz, dizendo: Este é o meu Filho, o meu eleito; a ele ouvi.
A fé que necessitamos para vencer o mundo e seu sistema, não vem pelo "ouvir as vozes mencionadas anteriormente", mas, pelo ouvir a palavra de Deus. O próprio Jesus, o verbo encarnado, é a palavra revelada que vem a nós trazendo-nos esta substância poderosa chamada "fé". Observe que vendo os discípulos a Moisés e Elias, Pedro numa tentativa de desviar Jesus da cruz diz: Mestre, bom é estarmos aqui, façamos três tendas: uma será tua, outra, de Moisés e outra de Elias. Moisés era o que dava testemunho da lei e Elias dos profetas. Na ocasião, Pedro também tentava mostrar a equivalência de Jesus, Moisés e Elias. Porém, enquanto Pedro falava, veio uma nuvem e os envolveu; e encheram-se de medo ao entrarem na nuvem. A voz que se movia na nuvem dizia: Este é meu Filho, meu eleito, a ele ouvi. Neste momento da transfiguração de Cristo, houve uma manifestação transcendental da parte de Deus. O objetivo foi apontar a superioridade de Jesus e a linearidade do evento messiânico que estava se cumprindo nele, e que fora predito pela lei no Sinai e pelos profetas veterotestamentário. A manifestação sobrenatural de Moisés e Elias no monte da transfiguração confortava Jesus dizendo estar próxima sua partida, Gr. exodon, “êxodo”. Refere-se à obra redentora de Cristo na cruz, à ressurreição e ascensão. Em suma, o que Deus queria mostrar-lhes, é que os discípulos de Jesus não deveriam se preocupar em ouvir ninguém mais a não ser o próprio Cristo. Ele disse na nuvem de glória: Este é meu Filho, meu eleito; a ele ouvi. Não permitamos ser guiados por nenhum tipo de voz a não ser a de Cristo. As escrituras são de fato as palavras do Cristo ressurreto! Tenhamos cuidado! Nada  deve sobrepor a voz das escrituras sagradasnem mesmo as vozes, "de pastores, missionários, evangelistas, apóstolos, mestres, intelectuais e filósofos".  Como disse Martinho Lutero: "Qualquer ensinamento que não se enquadre nas Escrituras deve ser rejeitado, mesmo que faça chover milagres todos os dias." Tudo que precisamos saber a respeito de nossa origem, questões circunstanciais, futuro etc... Encontramos, na voz de Jesus expressa nas escrituras. Lembre-se, Deus diz: "A ele ouvi!"

         
Marco Mardine - Bacharel em teologia (Fathel/Unifil), Bacharel em Filosofia (Faculdade Sinal), Licenciado em filosofia (ICSH) e Pós graduado em Ciências da Religião (Faculdade Sinal)

Nenhum comentário:

Postar um comentário