quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Usufruindo de uma boa qualidade de vida, o pensamento complexo aplicado a visão de Deus para o homem





Texto: Is 1:18-20


Um dos assuntos mais abordados atualmente pela mídia secular e religiosa através de seus programas tem sido, "Como Usufruir de uma Boa Qualidade de Vida". Um dos aspectos mais tratados sobre o assunto em questão é a saúde. Certamente não há como dissociar saúde desta temática. Entretanto, não querendo ser subversivo a esta idéia, considero ser necessário tratar da mesma numa perspectiva holística e interdisciplinar. Neste caso, é válido mencionar o pensamento complexo de Edgar Morin, que vê o mundo como um todo indissociável e propõe uma abordagem multidisciplinar e multirreferenciada para a construção do conhecimento. Partindo deste pressuposto, é de suma importância correlacionar o pensamento complexo aplicado a visão de Deus para o homem. Daí urge também a necessidade da compreensão Antropológica-teológica, que estuda a realidade do ser humano sob o ponto de vista da teologia. O Texto em questão no livro de Is 1:18-20, exprime o desejo de Deus em relação ao homem. Izaías é considerado o profeta evangélico. Visto que apresenta a mais completa e clara exposição do evangelho de Jesus Cristo que se pode encontrar em qualquer porção do antigo testamento. É principalmente na qualidade de Santo de Israel que Isaías apresenta o Senhor, que o impelia a profetizar. Vejamos algumas lições sobre o texto:

1. Vinde, pois, e arrazoemos... (V.18)
Segundo a interpretação bíblica de Shedd, Este é um convite aberto para um judicioso acerto de contas. O Próprio Deus se oferece a nos revestir de brancura da santidade, ao invés da cor de carmesim que representa nossa vida de pecados. Desta maneira, percebemos dentro de uma cosmovisão Judaico-cristã que faz a distinção entre alma e espírito, Que Deus as trata de forma integral e não separadamente, ou seja, não somos a soma de espírito+alma+corpo e sim espírito, alma e corpo. Partindo deste princípio, entendemos que Deus não tem interesse apenas em nossa qualidade de vida no aspecto da saúde física ou mental, sobretudo, Ele mostra-se também interessado em nossa essência espiritual. Acredito que a maneira como desenvolvemos nossa espiritualidade determinará nossa qualidade de vida.

2. Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra. (19)
No versículo anterior, vimos um convite aberto para um judicioso acerto de contas. Neste, temos um convite á graça. Independentemente da situação que nos encontramos, se optarmos em viver a ética do Reino (leia-se, vontade de Deus), seremos respaldados. Cristo já fez por nós à sua parte, o resto é conosco. Podemos desfrutar das benesses do Reino aqui e agora. Seja no corpo, como na alma e espírito.

3. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do Senhor o disse. (V.20)
Jesus pagou o preço para que fôssemos livres do mercado da escravidão. Nos comprou afim de que vivamos para Ele na Era presente. O Senhor é galardoador dos que o buscam e Nele confiam plenamente. A medida que nos relacionamos com o Eternos na confiança do sacrifício de seu filho Jesus, que de uma vez por todas nos abençoou com todas as sorte de bençãos nas regiões celestiais, colhemos suas bençãos em todas as áreas de nossas vidas.

Conclusão: Se priorizarmos incessantemente nossa busca pela presença de Deus em nosso homem interior, todas as demais áreas serão tocadas pelo seu poder de tal forma que, certamente, "usufruiremos de uma boa qualidade de vida".

Soli Deo Gloria!

Por Marco Mardine

Nenhum comentário:

Postar um comentário